Dermplast

DERMATOLOGIA

Estética

Os bioestimuladores são substâncias que, ao serem injetadas na pele, estimulam a produção de colágeno pelo organismo. As substâncias mais conhecidas são o ácido polilático (Sculptra®), a hidroxiapatita de cálcio (Radiesse®) e policaprolactona (Ellansé®), sendo que cada uma delas possui um protocolo próprio de aplicação.

PARA QUEM É INDICADO?

O objetivo principal deste tratamento é melhorar a textura e a firmeza da pele. São indicados a partir dos 30 anos quando surgem os primeiros sinais de flacidez facial e em áreas corporais como: mãos, barriga, glúteos, pernas e braços. Os resultados podem ser observados de forma gradual e duram até 2 anos.

MD Codes™ é uma técnica de preenchimento com ácido hialurônico, em que a face é avaliada de forma estratégica e o produto é aplicado em pontos específicos, para devolver o contorno, o volume e proporcionar efeito lifting.

O diferencial do procedimento é a avaliação global da face, com atenção para as causas do problema e não apenas solucionando as queixas pontuais do paciente. Assim, os resultados são satisfatórios e ganham mais naturalidade. Além disso, esta técnica trata o envelhecimento em todas as suas camadas, conseguindo resultados eficientes em relação à sustentação e suporte dos tecidos faciais. É possível refinar e melhorar áreas como sobrancelhas, olheiras, linhas de marionete, bigode chinês, lábios, região malar, mento, pés de galinha e testa.

PARA QUEM É INDICADO?

Pode ser indicado em praticamente todas as idades, tanto em homens como mulheres. Para pacientes com mais de 50 anos, o procedimento visa a sustentação da face e a melhora dos sinais do envelhecimento. Já em pacientes jovens, o objetivo do MD Codes™ é prevenir a flacidez e refinar alguns traços, tornando a face mais bela e harmônica.

A Toxina Botulínica é uma substância que quando injetada no músculo, bloqueia os sinais nervosos, diminuindo a contração muscular.

É indicada, principalmente, para prevenir e tratar as linhas de expressão e rugas profundas na face e no pescoço. A substância age relaxando os músculos, evitando a movimentação exagerada da mímica facial e, consequentemente, prevenindo a formação de rugas.

Além disso, a Toxina Botulínica também pode ser eficaz no tratamento de doenças como: hiperidrose (sudorese excessiva em axilas, pés e mãos), bruxismo e enxaqueca crônica.

O procedimento é tranquilo e rápido. O resultado final é observado após duas semanas e dura entre 4 e 6 meses.

A Hidratação Injetável, conhecida pelo nome comercial Skinbooster, é um procedimento realizado com um tipo específico de ácido hialurônico na pele, que atrai moléculas de água e promove hidratação cutânea.

Ao contrário dos ácidos hialurônicos utilizados no preenchimento facial, a Hidratação Injetável utiliza um produto mais fluido, de reologia delicada, sem o poder de volumizar.

INDICAÇÕES

O tratamento é indicado para melhorar linhas finas na face, colo e pescoço, além de promover mais viço à pele e hidratar áreas de grande ressecamento como os lábios, joelhos, cotovelos e mãos.  O resultado pode ser observado desde a primeira sessão.

As mãos podem entregar a idade caso não estejam bem cuidadas, pois sofrem pela ação do tempo por estarem mais expostas. Além do envelhecimento intrínseco, como a perda de colágeno e fatores genéticos, existe maior exposição solar, um dos principais agentes causadores do aparecimento de manchas e rugas.

A perda de colágeno atinge as mãos tornando a pele fina e as veias começam a ficar saltadas. O preenchimento com Radiesse ou ácido hialurônico, ameniza os sinais do envelhecimento e estimula o colágeno, deixando a pele mais firme e viçosa.

Para as manchas são indicados o laser Acroma e a Luz Pulsada, podendo associar o laser fracionado Dual Mode, se houver rugas ou fotodano acentuado.

A dermatologia tem avançado muito nos tratamentos para rejuvenescimento facial. Atualmente os pacientes buscam envelhecer com qualidade de vida e aparência mais saudável. A tendência é rejuvenescer buscando devolver-lhe uma aparência mais jovial, sem alterar sua fisionomia.

Para se obter um rejuvenescimento mais natural deve-se associar técnicas que tratam a pele, buscando diminuir manchas, imperfeições, asperezas, flacidez, sulcos e rugas de expressão. O tratamento global da face é o principal enfoque do dermatologista, o que significa não tratar uma ruguinha ou outra, mas sim olhar o rosto em sua totalidade, considerar todas as técnicas disponíveis e buscar em cada técnica sua melhor indicação e benefício. O resultado é um rejuvenescimento com harmonia, naturalidade e equilíbrio facial.

O envelhecimento natural e intrínseco (passar dos anos, associado a quedas hormonais) provoca mudanças na aparência da pele, como perda de brilho, flacidez e aparecimento das manchas, etc. Estas alterações são agravadas pelo envelhecimento extrínseco, causado pelos fatores ambientais, como exposição solar, tabagismo e hábitos de vida. A pele se torna mais grossa e seca. Também surgem rugas e manchas. A pele perde colágeno e o ácido hialurônico natural e, portanto, seu volume; de certa forma, ela murcha, resultando nos sulcos mais profundos, as rugas de repouso e as sombras características da pele envelhecida.

Para combater globalmente este envelhecimento acelerado, devemos focar o tratamento em 3 pilares:

1- Renovar a pele

Renovar a pele significa tratar as manchas, o aspecto áspero e retirar pequenas imperfeições como miliuns e ceratoses. Além disso, com o uso de cremes, peelings e lasers, é possível promover renovação e recuperação celular, formando uma pele nova, rejuvenescida e estimular a produção de colágeno e ácido hialurônico, repondo o que foi perdido e desacelerando a perda destes componentes. Com esta parte do tratamento a pele se torna lisa, limpa, sem manchas, com aspecto aveludado, poros fechados e com cor e aparência mais saudável. Além disso, a formação de novo colágeno garante diminuição das rugas finas, uma maior firmeza, com diminuição da flacidez e do excesso de pele.

2- Relaxar os músculos

As rugas de expressão são rugas formadas pelos movimentos fortes e repetitivos dos músculos da face. Para tratar estas rugas é necessário atuar nos músculos responsáveis pela sua formação. A toxina botulínica (Botox®) é o tratamento mais indicado para esta finalidade, pois quando aplicado, atua relaxando o músculo e atenuando as rugas. O tratamento suaviza ou elimina estas rugas de expressão e a longo prazo impede que elas continuem piorando ou que surjam novas rugas. O tratamento com Botox® é indicado, principalmente, para os “pés de galinha”, as rugas da testa, entre as sobrancelhas e pescoço.

3- Recuperar o volume e redefinir os contornos faciais

Com o envelhecimento facial, temos a impressão de que o rosto está derretendo. Os ossos da face começam a diminuir de tamanho e a pele perde com isso sua ancoragem natural. Além disso, ocorre perda progressiva do colágeno (substância que forma uma rede de sustentação na camada média da pele) e do ácido hialurônico (uma substância em forma de gel com função de reter água, e preencher a pele). A perda óssea, associada a perda de colágeno e de ácido hialurônico faz com que a pele deslize para baixo, acumulando-se em áreas de flacidez no sulco nasogeniano (formando o “bigode chinês”), e na porção inferior do rosto, com sobras de pele no pescoço e mandíbula.

O rejuvenescimento global da face inclui também a recuperação deste volume perdido, a redefinição dos contornos faciais e o preenchimento das rugas mais profundas e estáticas. O tratamento mais indicado para esta finalidade é a aplicação de preenchedores com ácido hialurônico.

O rejuvenescimento facial deve ser tridimensional e deve considerar o rosto em sua totalidade, buscando a cada técnica o seu melhor benefício. Um rosto jovem não é apenas livre de rugas. Ele tem volume, contornos bem definidos, luminosidade e uniformidade.

O rejuvenescimento íntimo visa melhorar diversos aspectos da região íntima feminina, abordando tanto a questão funcional da região vaginal, como o envelhecimento e a perda de estética genital.

São inúmeras as indicações e opções de tratamentos. Pode-se tratar a coloração, os pelos em excesso ou o tamanho dos pequenos lábios, com tecnologias como lasers e luzes. Além disso, é possível melhorar a incontinência urinária, a lubrificação, a flacidez local e disfunções anatômicas, retirando ou dando volume a áreas específicas, por meio do preenchimento com ácido hialurônico e outras tecnologias.

O que é: a depilação a laser promove a redução da espessura e densidade dos pelos, por meio da destruição progressiva dos bulbos capilares. O princípio da depilação definitiva é a chamada fototermólise seletiva, em que a melanina do pelo capta a energia do laser, destruindo as estruturas responsáveis pela geração de novos pelos.

Indicações

Esta é uma excelente opção para quem deseja acabar com os pelos em excesso ou para quem sofre com outros métodos de depilação, devido à alergias e foliculite constante.

A técnica de microinfusão de medicamentos na pele (MMP) consiste em introduzir medicamentos diretamente na pele através de um aparelho com microagulhas. Este procedimento é capaz de estimular novas fibras colágenas e tratar manchas, melhorando a qualidade e a textura da pele.

É indicado principalmente para cicatrizes de acne, melasma, estrias, leucodermia gutata e fotoenvelhecimento cutâneo (rejuvenescimento facial).

O MMP também é eficaz em tratamentos capilares para estimular o crescimento de novos fios e impedir a queda dos cabelos

A técnica de microagulhamento com roller estimula a produção de colágeno por meio de um aparelho com microagulhas que desliza sobre a pele. Ao restaurar a área danificada, melhora a sua textura e rejuvenesce a aparência. O procedimento é muito indicado para redução de cicatrizes de acne, melhora do melasma e da textura.

O Hollywood peel traz benefícios imediatos como melhora na textura, viço e brilho da pele. É realizado com laser Nd:YAG 1064 Q-Switched associado à máscara de carvão ativado.

Diferente de peelings químicos e lasers ablativos, que descamam e deixam a pele avermelhada, ele pode ser feito sem medo antes de festas ou grandes eventos – ficou famoso entre atrizes como Jennifer Aniston, Angelina Jolie e Kim Kardashian, que revelaram utilizar esse tratamento para deixar a pele radiante em pré-estréias e cerimônias do Oscar.

Outra vantagem do Hollywood Peel é que pode ser feito em qualquer época do ano e em praticamente todos os tipos de pele. Sua aplicação é indolor e o protocolo para redução de poros, manchas e rugas finas varia entre 6 e 12 sessões, de acordo com a necessidade de cada paciente.

Existem diversos tipos de manchas que podem aparecer na pele e incomodar do ponto de vista estético. Para cada uma, há um tratamento mais eficaz e por isso a avaliação médica prévia é fundamental. O Melasma é a queixa mais comum e embora não tem cura, é possível clarear e obter controle da doença. Esse tipo de mancha escura e irregular, geralmente, aparece no rosto. Ainda não conhecemos as causas, mas sabe-se que a questão genética é muito importante.

O tratamento é mais eficaz quando associamos o uso adequado de filtros solares com antioxidantes, clareadores e procedimentos como MMP facial, laser e peelings.

As melanoses também são manchas muito frequentes, que estão relacionadas com a exposição solar e aparecem mais o dorso das mãos, face, colo e costas. O laser Nd:YAG 1064 e a luz intensa pulsada são os tratamentos mais indicados nesse caso.

Procedimento realizado com o laser Acroma, equipamento que possui tecnologia de pulsos em nanossegundos, capaz de fragmentar os pigmentos da tatuagem e fazer com que o próprio corpo os elimine. O número de sessões depende de diversos fatores, como o tamanho, a cor e o tipo de pigmento do desenho.

Além de tatuagens tradicionais, pode ser indicado para a remoção de pigmentos nas sobrancelhas, em decorrência de micropigmentação mal realizada.

A hiperpigmentação periorbital, popularmente conhecida como olheira, ocorre geralmente por uma associação de fatores. A genética tem um importante papel, uma vez que o escurecimento ao redor dos olhos pode aparecer em plena juventude e a etnia, também tem influência neste processo. Além disso, alguns indivíduos têm a pele mais fina, o que permite que tanto a melanina, como os vasos que se localizam abaixo dos olhos, transpareçam nessa área. Com o envelhecimento vários componentes podem evidenciar as olheiras como:

– reabsorção óssea

– aumento da vascularização local

– bolsas de gordura

– flacidez

– depósito de pigmentos na pele

A boa notícia é que existem tratamentos para cada um desses componentes e quando indicado, é possível associar técnicas para obter um melhor resultado. Preenchimento com ácido hialurônico, luz intensa pulsada e lasers como Acroma e Dual Mode podem clarear a região, melhorar os sulcos e a qualidade da pele de forma significativa.

Além de tatuagens tradicionais, pode ser indicado para a remoção de pigmentos nas sobrancelhas, em decorrência de micropigmentação mal realizada.

Os peelings químicos são ácidos isolados ou associados com clareadores, que promovem a renovação celular, melhora da luminosidade e textura da pele, das marcas superficiais de acne, além do clareamento do melasma e de melanoses solares.

Muitas vezes é necessário realizar o preparo da pele antes da realização do peeling e vários cuidados são orientados no pós-procedimento. Para um resultado efetivo e seguro, é importante realizar esse tratamento sempre com um médico dermatologista.

Telangiectasias são vasos muito finos na superfície da pele e que justamente por isso acabam sendo conhecidos como microvasos ou vasinhos. Representam um problema estético, já que não costumam apresentar sintomas.

Na face pode ser indicada a luz intensa pulsada e se houver vasos mais calibrosos, o laser Longpulse, que possui máxima eficácia para lesões profundas e superficiais. O procedimento é confortável, eficaz e seguro.

Esta ponteira possui o laser 532nm, para tratar também hemangiomas, manchas vinho do porto e hematomas, além do laser 1064nm para os componentes mais profundos, como as varizes das pernas.

Poucas vezes lembramos de dispensar ao colo e pescoço os mesmos cuidados que temos com a pele do nosso rosto. A exposição ao sol e o tempo levam ao envelhecimento da pele que se torna áspera, com manchas avermelhadas, sardas escuras e brancas.

Delicada por ser mais fina e com menor número de glândulas sebáceas, a pele do colo requer atenção especial também na escolha dos tratamentos. Atualmente existem muitas opções disponíveis e com as quais se conseguem resultados interessantes.

Quando o foco são as manchas, a LIP (luz intensa pulsada) é uma excelente escolha para remover as sardas, clareando a pele como um todo e minimizando rugas e telangiectasias.

Quando desejamos um estímulo mais intenso do colágeno, o laser fracionado Dual Mode é uma ótima escolha, com melhora global que se estende mesmo após meses das aplicações.

Outro tratamento é a hidratação profunda com os Skinboosters, que são aplicações de ácido hialurônico, para a melhora de linhas finas e estímulo de colágeno, recuperando o viço da pele. Indicado para pacientes em todas as idades e realizados em três sessões, com intervalos mensais entre elas.

A flacidez da pele nessa região pode ser tratada com a associação do Ultraformer III (ultrassom microfocado) e bioestimuladores de colágeno, como ácido polilático.

Há ainda alguns casos nos quais a toxina botulínica também é indicada, quando desejamos o relaxamento de rugas do pescoço e aquelas causadas pelos hábitos posturais (deitar de lado, ficar com ombros caídos, etc.).

O preenchimento corporal pode ser realizado para devolver o contorno do glúteo e também para correção de irregularidades na superfície da pele, como as causadas por lipoaspiração, cicatrizes cirúrgicas e celulite. O número de sessões para atingir os resultados varia de acordo com cada caso. O estímulo de colágeno produzido por esse procedimento melhora a flacidez, sendo indicado também em áreas como abdome, face interna das coxas e braços.

Um sorriso é mais que uma forma de comunicação, ele é meio de socialização e atração. Um sorriso harmônico é determinado não só pela forma, posição e cor dos dentes, mas também pelo tecido gengival. Quando mais de 2 mm de gengiva é exposta, durante o sorriso, caracteriza-se a situação denominada “sorriso gengival”.

Existem alguns fatores que determinam o sorriso gengival e quando ele é atribuído a uma hiperfunção do músculo elevador do lábio superior, pode ser tratado com a toxina botulínica (Botox®).

Esse procedimento é feito no consultório, dura menos de 5 minutos e é praticamente indolor. O resultado aparece em poucos dias e dura cerca de 6 meses. Após esse período, o músculo volta gradativamente à sua contração normal, podendo-se fazer uma nova aplicação. Proporciona um aspecto mais bonito e natural ao sorriso.

Mais indicações da toxina:

Além da indicação para fins estéticos, a toxina também pode ser realizada para distúrbio ou disfunção da ATM (articulação temporo-mandibular), bruxismo, enxaqueca, neuralgia do trigêmeo, assimetria facial e hiperidrose (suor excessivo).

As estrias são queixas frequentes entre homens e mulheres. Essas marcas surgem devido ao rompimento das fibras elásticas que sustentam a pele, geralmente após o estiramento rápido, que acontece com aumento de peso abrupto, o crescimento espontâneo e a gravidez. Existem dois tipos de estrias: as vermelhas ou arroxeadas (recentes); e as brancas, que são mais antigas podendo ser estreitas ou largas. As cicatrizes recentes são as mais fáceis de tratar. Já as cicatrizes brancas demandam de tratamentos mais profundos, a fim de atenuar o seu aspecto.

Veja os tratamentos mais indicados:

Laser fracionado DualMode: melhora a textura geral da pele e promove a síntese de novas fibras de colágeno que preenchem a área atrófica da estria. Age por meio de lesão térmica em coluna, na pele, promovendo a síntese de fibras de sustentação.

Luz Intensa Pulsada: luz de alta energia que promove a regeneração das estruturas da pele, além de tratar os vasos dilatados que dão a aparência avermelhada.

MMP®: medicamentos são injetados na camada superficial da pele, para melhorar a elasticidade, a firmeza e a hidratação cutânea.

Microagulhamento: promove pequenas perfurações na pele. Pela ação das plaquetas e dos tecidos lesados, há a liberação de fatores de crescimento que estimulam a produção do colágeno.

Radiofrequência fracionada: a radiofrequência aquece a camada mais profunda da pele, promovendo a contração e aumento das fibras de colágeno.

Lembre-se: para alcançar os melhores resultados, é fundamental procurar a ajuda do dermatologista assim que surgem os primeiros sinais das estrias. Só um médico poderá avaliar e indicar os melhores tratamentos para cada caso.

A limpeza de pele é feita pela fisioterapeuta com apoio da médica dermatologista. É útil para remoção de cravos, milium e melhora geral da pele, sendo também uma coadjuvante no tratamento da acne.

Realizada com rigorosa técnica asséptica e com procedimentos especiais que facilitam a extração tornando-a mais confortável e menos traumática. A pele torna-se mais clara, macia e saudável, pronta para receber outros tratamentos.

Drenagem linfática é uma técnica de massagem manual (DLM) que tem como objetivo estimular o sistema linfático a eliminar o excesso de fluidos do corpo. Apoiada em evidências científicas, a DLM é reconhecida e indicada para auxiliar em vários tratamentos estéticos, além de promover relaxamento e bem-estar.

Principais benefícios da DLM:

• Aumenta a oxigenação dos tecidos

• Favorece a eliminação de toxinas e metabólitos

• Aumenta a absorção de nutrientes por meio do trato digestório

• Melhora as condições de absorção intestinal

• Diminui a retenção de líquidos

• Estimula o sistema imunológico

• É indicada para sensação de peso nas pernas

• Indicada durante a gestação

• Diminui edemas

• Promove relaxamento e bem-estar

A drenagem linfática é muito indicada após cirurgias plásticas por promover a diminuição da dor e edema, acelerando o processo de cicatrização do tecido. Em função da cirurgia, o sistema linfático precisa de recuperação em determinada região do corpo, por isso a DLM é muito recomendada.